
Vinde a mim, todos os que estais cansados e o primidos, e eu vos aliviarei...
2 Tessalonicenses
07/12/2009 23:09Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos1graça e paz a vós outros, da parte deCaros irmãos, sentimo-nos no dever dePor essa razão, nos gloriamos em vós2Elas são provas evidentes do justo3De fato, é justo diante de Deus que ele4e quanto a vós, que sois atribulados, vos5Ele punirá os que não conhecem a Deus6Eles sofrerão a pena de destruição eterna,Esse evento se dará no dia em que EleConscientes desse fato, oramos constantementeAssim, o nome de nosso Senhor JesusCaros Irmãos, quanto ao retorno do1Silvano é uma variante do nome Silas (1Ts 1.1). Silas e Timóteo estavam com Paulo em Corinto. O apóstolo costuma usar aNão era costume os fundadores de igrejas se orgulharem de seus membros, embora alguns pudessem agir dessa forma (1TsDeus jamais abandona seus filhos, especialmente os fiéis. Pelo contrário, juntamente com as provações que lhes permite,A justiça de Deus é inexorável, e aplica severos castigos aos pecadores que não se arrependem (Mc 9.47,48; Lc 13.3-5). EssaPaulo não era um teólogo de gabinete, escrevendo considerações sobre Deus a partir de uma vida confortável e tranqüila. OPaulo não se refere às pessoas que jamais ouviram falar de Deus, mas àqueles que, tendo ouvido falar do amor e da justiçaO glorioso retorno de Cristo é o tema central desta carta. Paulo resume aqui parte de seus ensinos orais e orientaçõesque não permitais que vosso modo deNão vos deixes enganar de forma alguma,2Aquele que se opõe e se exalta acima de3Não vos lembrais de que eu costumavaNo entanto, vós sabeis o que o está detendoNa realidade, o mistério da iniqüidade4Então, será plenamente revelado o5Ora, o aparecimento desse anticristo é6parousia, que significa literalmenteepiphaneia, “manifestação” (v.8; 1Tm 6.14; 2Tm 1.10; 4.1,8; Tt 2.13), e apokalipsis,Paulo explica aos tessalonicenses que, embora a volta de Cristo seja iminente, existem sinais que ainda teriam de se cumprirPaulo revela que esse anticristo será mais do que um poderoso líder político ou militar mundial. Ele terá prestígio suficienteOs biblístas em todo mundo, até nossos dias, ainda não chegaram a uma definição unânime sobre o que Paulo desejavaAlguns dos aspectos sobrenaturais do anticristo (o iníquo e fiel discípulo do Diabo) serão apresentados claramente para todaepiphaneia, “manifestação”, e katergesei, “paralisar”, para explicar que basta o aparecimentoJesus Cristo nos revela que Satanás é o “pai da mentira” (Jo 8.44). Portanto, sua principal característica é a falsidade, oe com todas as artimanhas e engano7É por este motivo que Deus lhes enviae sejam condenados todos os que nãoTodavia, irmãos amados do Senhor,e para isso vos convocou, por meio do8Sendo assim, irmãos, permanecei fi rmes9Que o próprio Senhor Jesus Cristo econcedam ânimo ao vosso coração e10Concluindo irmãos, orai por nós,Orai também para que sejamos libertosEntretanto, o Senhor é fi el; Ele vos fortaleceráConfi amos no Senhor que estais realizandoO Senhor dirija os vossos corações ao1Caros irmãos, em nome do nosso Senhor2Porquanto, vós mesmos sabeis comoMuitos desistirão de buscar a verdade e se entregarão voluntariamente à injustiça. Essa é uma das marcas dos que “estãoA eleição é obra de Deus desde a eternidade passada (Ef 1.4; Cl 3.12; 1Ts 1.4). Paulo nos apresenta, nessa passagemNo início da Igreja, a doutrina cristã era comunicada por meio das “tradições”, assim como acontecia com o ensino das leisPaulo usa a expressão grega original parakaleõ, que, nesse contexto, significa mais do que “consolar”, pois inclui a idéia deA fidelidade do Senhor é confirmada em toda a palavra verdadeira e boa obra (2.17). Ele nos guarda dos seus inimigos (1PePaulo usa uma expressão grega (ataktõs, indisciplinados ou aqueles que se desviam dos regulamentos assumidos) de autoridadevagabundagem). Isso não significa cortar totalmente o contato, mas apenasnem comíamos de graça dos alimentos de3não porque não tivéssemos esse direitoQuando ainda estávamos convosco,4Pois, fomos informados de que algunsA esses, no entanto, ordenamos eQuanto a vós, irmãos, jamais desanimeisSe alguém desobedecer às nossascontudo, não o considereis inimigo;5Ora, o Senhor da paz, Ele pessoalmente,Eu, Paulo, escrevo esta saudação deA graça de nosso Senhor Jesus Cristo6Paulo traduz, para o grego, uma expressão hebraica (comer) cujo sentido ampliado significa “ganhar o sustento” (Gn 3.19;Como o amor ao dinheiro, a indisciplina e a vagabundagem são as raízes de todos os males (1Tm 6.10; Gn 3.19).A disciplina na Igreja deve ser sempre fraternal, paciente e saudável, isto é, deve ter como alvo principal trazer o faltoso ouPaulo criticou severamente os desordeiros e aqueles que o perseguiam. No entanto, sua oração final é em benefício de todas
Autoria
Apesar de todo apoio e aquiescência oferecidos pelos pais da Igreja à autoria paulina das cartas canônicas
aos tessalonicenses, esta segunda carta tem recebido um volume bem maior de questionamentos
por parte de alguns historiadores e biblistas. As objeções procuram se fundamentar mais em aspectos
internos do que em alguma suspeita ou insuficiência alegada por algum dos eruditos da igreja cristã dos
primeiros séculos como, por exemplo, o fato de haver cerca de dez palavras nos manuscritos gregos
que, originalmente, ainda não haviam sido usadas pelo apóstolo; o estilo da carta, pelo fato de ter um
caráter formal além do esperado; e quanto à escatologia, surgir um ensino em relação à doutrina do “homem
da iniqüidade”. Como até, então, jamais havia sido ensinada por Paulo, ou qualquer dos demais
apóstolos, levou alguns eruditos a imaginar que a segunda carta à Igreja em Tessalônica poderia ter sido
escrita por algum discípulo de Paulo, ou mesmo outro apóstolo de Cristo. Entretanto, após séculos de
pesquisas e exegeses apuradas, a maioria dos estudiosos de nosso tempo concorda com a tradição
canônica ao apontar Paulo como autor indiscutível desta segunda epístola aos tessalonicenses.
Propósitos
Considerando que, passados mais de seis meses, a situação da Igreja em Tessalônica não
estava demonstrando qualquer visível mudança quanto à fé cristã e à prática da sã doutrina, Paulo
decide ser ainda mais contundente e enfático numa segunda e derradeira tentativa por escrito. As
orientações do apóstolo visavam encorajar os cristãos sinceros a permanecerem teologicamente
firmes na Palavra, diante de todo tipo de perseguição ou influência herética (1.4-10). Paulo também
se preocupa em exortar os tessalonicenses a não desanimarem diante da crise econômica, da
iminência do fim do mundo e dos preconceitos religiosos, e a trabalharem com ardor pelo próprio
sustento (2.13 – 3.15). Além disso, Paulo procura corrigir a compreensão errônea de que a liderança
da Igreja em Tessalônica estava se alimentando em relação ao glorioso retorno do Senhor Jesus (2.1-
12). Na realidade, 2 Tessalonicenses é ainda mais escatológica do que a primeira carta, com quase
40% do seu conteúdo voltado para os eventos que antecedem a segunda vinda de Cristo.
Data da primeira publicação
Devido à grande semelhança que essa epístola tem com a primeira, os estudiosos chegaram à
conclusão de que 2 Tessalonicenses foi escrita logo depois da chegada de Silas e Timóteo com seus
relatórios sobre a situação presente dos irmãos e o impacto da primeira carta. Isso sugere a datação da
segunda epístola para algum momento entre o ano 51 e 52 d.C. (1.1; 3.17) na cidade de Corinto.
Esboço geral de 2 Tessalonicenses
1. Introdução (capítulo 1)
A. Saudação e ação de graças (1.1,2)
B. Agradecimentos (1.3-10)
C. Intercessão pelos irmãos (1.11,12)
2. Orientação aos cristãos de Tessalônica (2.1-17)
A. É necessário corrigir os desvios doutrinários (2.1,2)
B. A revelação do “homem do pecado” (2.3,4,10)
C. O caráter enganador do Mal (2.3-5)
A. O poder que o detém até agora (2.6,7)
B. O seu trabalho destruidor (2.8-10)
C. O final dos incrédulos (2.11,12)
D. Ação de graças e orações (2.13-17)
3. Exortação à oração e à disciplina (3.1-18)
A. Convocação a uma vida de oração (2.13-17)
B. Orientações sobre vida disciplinada (3.6-15)
C. Oração final e bênção apostólica (3.16)
D. Saudação final (3.17,18)
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2 TESSALONICENSES
Prefácio e saudações
1
tessalonicenses, em Deus nosso Pai e
no Senhor Jesus Cristo:
2
Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
O testemunho da Igreja
3
continuamente render graças a Deus por
vós; aliás, como é justo, porquanto vossa
fé tem crescido muito, e o amor de cada
um de vós transborda de uns para com
os outros.
4
perante as igrejas de Deus devido a perseverança
e fé demonstrada por vós em
todas as perseguições e nas afl ições que
estais suportando.
5
julgamento de Deus, a fi m de que sejais
considerados dignos do Reino de Deus,
pelo qual sofreis.
6
retribua com afl ições os que vos causam
tribulações,
7
dê pleno alívio, bem como a nós, assim
que o Senhor Jesus se revelar do céu com
seus anjos poderosos em meio a chamas
fl amejantes.
8
e os que não são submissos ao Evangelho
de nosso Senhor Jesus.
9
a separação permanente da presença
do Senhor e da majestade do seu poder.
10
vier para ser glorifi cado nos seus santos e
exaltado em todos os que tiverem crido,
inclusive em vós que crestes em nosso
testemunho.
11
por vós, a fi m de que o nosso
Deus vos torne dignos da vossa convocação
e cumpra com poder todo bom
desejo e toda ação que resulta da fé.
12
será glorifi cado em vós, e vós nele, conforme
a graça de nosso Deus e do Senhor
Jesus Cristo.
O anticristo e o retorno de Jesus
2
nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa
reunião com Ele, vos suplicamos
1
primeira pessoa do plural como estilo literário de modéstia em suas epístolas (exceto em 2.5, nesta carta).
2
1.9). Entretanto, o testemunho cristão dos tessalonicenses foi tão destacado, que Paulo abriu uma exceção na tradição apostólica
para indicar a Igreja em Tessalônica como exemplo de fé em Cristo (1Ts 1.6; 2.14; 3.3).
3
envia do seu poder a cada pessoa, a fim de que possam desenvolver um caráter espiritual e moral ainda mais consagrado a Cristo
(1Pe 1.5,7). Ao mesmo tempo, Deus confirma seu julgamento para com os incrédulos e perseguidores (v.9; Fp 1.28).
4
punição pode ocorrer hoje (Rm 1.24-28), bem como no Dia do Juízo final.
5
apóstolo era testemunha viva e participante das alegrias e dos sofrimentos proporcionados pela fé cristã autêntica. Cristo agora não
pode ser visto fisicamente, e muitas pessoas negam até mesmo sua existência na pessoa do Espírito Santo. Contudo, em sua segunda,
gloriosa e derradeira vinda, será visto perfeitamente por todos, crentes e incrédulos. O Senhor virá acompanhado de uma classe
especial de anjos que chegarão à Terra para executar cabalmente sua vontade, castigando toda impiedade (Is 66.15; Ap 1.14).
6
divina, mediante a sua Palavra, teimosamente, se recusam a reconhecê-lo e adorá-lo como Salvador e Senhor de suas vidas
(2.10-12; Rm 1.28).
Capítulo 2
1
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3
2
crer seja infl uenciado, nem fi queis amedrontados
por causa de profecia, palavra
ou carta atribuídos indevidamente à
nossa autoria, como se o Dia do Senhor
já tivesse chegado.
3
por ninguém. Porquanto, antes
daquele Dia virá a apostasia e, então, será
revelado o homem da iniqüidade, o fi lho
da perdição.
4
tudo o que se chama Deus ou é objeto
de adoração, a ponto de se assentar no
santuário de Deus, apresentando-se
como Deus.
5
compartilhar convosco acerca desses
acontecimentos?
6
nesse momento, para que ele seja
manifestado no seu devido tempo.
7
já está em ação, restando tão somente
que seja afastado aquele que agora o
detém.
8
perverso, a quem o Senhor Jesus matará
com o sopro de sua boca e destruirá pela
gloriosa manifestação da sua vinda.
9
de acordo com a ação de Satanás, com
todo o poder, com sinais e com maravilhas
ilusórias,
expressas na primeira carta aos tessalonicenses. O apóstolo usa a palavra grega original
“presença”, dezoito vezes ao longo do NT, sempre se referindo à Segunda Vinda de Cristo. Aqui, o termo, se identifica mais com
o arrebatamento da Igreja, no sentido da “nossa reunião” com o Senhor (1Ts 4.13-19). Paulo ainda usa outras expressões gregas
para referir-se à triunfante volta do Senhor:
“revelação”, que é citada por três vezes nesse capítulo para indicar o surgimento do anticristo (vv.3,8,9; 1Co 1.7; 2Ts 1.7; 1Pe
1.7,13; 4.13).
2
antes desse maravilhoso e esperado evento. Um desses grandes sinais é a apostasia, literalmente “rebelião”; termo que, nas
Escrituras, tem o sentido de explícita “rebelião contra Deus e tudo o que procede de Deus”. Essa rebelião tem duas faces: uma
profunda e generalizada apatia em relação à fé em Jesus Cristo e à Palavra de Deus, seguida de violenta rebelião contra o Senhor
e seus seguidores em todo o mundo (Mt 24.10-12; 1Tm 4.1). João nos esclarece sobre o surgimento de “muitos anticristos”
ao longo da história (1Jo 2.18). Entretanto, esse “homem da iniqüidade” ou “homem do pecado”, mencionado por Paulo (o
mesmo de Ap 13), será o pior de todos, o qual será completamente arruinado por Cristo, assim como seu senhor: o Diabo (v.9;
Jo 17.12).
3
para reivindicar uma posição acima de todas as religiões e deuses. Ele afirmará ser Deus e fará seus pronunciamentos blasfemos
de um edifício físico, o qual chamará de “santuário” (Mc 13.14; Dn 11.36-45; Ap 13.1-15).
4
comunicar com a expressão grega “o que o está detendo”. O comitê de tradução da Bíblia King James acredita que a expressão,
que encontra-se em seu gênero neutro, mas com equivalente masculino no v.7 (o detém), tenha a ver com a atual permanência
e ministério da pessoa do Espírito Santo na vida dos crentes, que formam a Igreja do Senhor, e que detém o iníquo de revelar-se
à humanidade. No momento em que a Igreja for arrebatada, Satanás e seus anticristos estarão livres para cumprir todos os seus
desígnios sobre a terra (Mt 24.14; 28.19,20; Mc 13.10; Rm 15.16-24; Ap 5.9-11; 7.9; 15.4; 1Jo 2.18).
5
a humanidade. Entretanto, “o homem do pecado”, apesar de seus poderes, carisma e perspicácia, será facilmente derrotado por
Cristo. Paulo usa as expressões gregas
de Cristo para que o anticristo seja completamente “amarrado” (Dn 11.45; Ap 19.20). A expressão “manifestação” sempre
tem a ver com a Segunda Vinda de Cristo, com exceção de 2Tm 1.10, onde se trata da Primeira Vinda.
6
engano. Os cristãos, especialmente, deveriam manter-se afastados da mentira, poucas coisas são tão próprias do Diabo quanto
o desvio da verdade. Como ele não pode criar nada, copia tudo o que Deus criou e tenta aliciar glória e adeptos para sua
pessoa. Nos últimos tempos, intensificará suas obras de engano e perversão sobre toda a terra. Enviará seu mais fiel e poderoso
representante: o grande anticristo, que operará milagres e prodígios por meio da energia de Satanás, numa imitação blasfema
da obra do Filho de Deus (Jo 14.10). Satanás levará muitos ao engano por causa de “falsas impressões” (Mt 24.24). Quando
Hitler, por exemplo, invadiu a antiga Checoslováquia (hoje dividida em República Checa e Eslováquia), durante a Segunda Guerra
Mundial, o povo ouvia a seguinte mensagem partindo dos megafones do comboio em movimento: “Não temam! Eis que é
chegado o Messias, doravante vocês terão paz e pão!” Muitos judeus creram nessas promessas, bem como uma multidão de
cristãos entendeu que se tratava da Segunda Vinda de Cristo. Esse fato está registrado em vários documentos históricos.
2 TESSALONICENSES 2
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2 TESSALONICENSES 2, 3 4
10
provenientes da injustiça para os que estão
perecendo, porquanto rejeitaram o
amor à verdade que os poderia salvar.
11
uma espécie de poder sedutor, a fi m de
que creiam na mentira,
12
creram na verdade, mas decidiram usufruir
dos prazeres da injustiça.
Fortalecidos para fazer o bem
13
devemos sempre dar graças a Deus por
vós, pois Ele vos escolheu desde o princípio
para a salvação pela santifi cação feita
pelo Espírito e pela fé na verdade,
14
Evangelho que vos anunciamos, para alcançardes
a glória de nosso Senhor Jesus
Cristo.
15
e conservai as tradições que vos foram
ensinadas, tanto de viva voz, quanto
por meio das nossas cartas.
Oração de Paulo pelos crentes
16
Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu
eterna consolação e boa esperança pela
graça,
17
vos fortaleçam para fazerem sempre o
bem, tanto em atos como em palavras.
Paulo pede orações aos irmãos
3
para que a Palavra do Senhor seja
divulgada rapidamente e receba a devida
honra, como aconteceu entre vós.
2
dos homens perversos e maus, pois a fé
não é de todos.
3
e vos livrará do Maligno.
4
e continuareis a cumprir as orientações
que vos entregamos.
5
amor de Deus e na constância de Cristo.
Advertência contra a ociosidade
6
Jesus Cristo, ordenamos que vos
afasteis de todo irmão que vive sem trabalhar
e, portanto, não de acordo com a
tradição que recebestes de nós.
7
7
perecendo”: o prazer no pecado e nas vantagens adquiridas por meio do engano (v.12; Jo 3.19,20). Deus usará o próprio pecado
para castigar aqueles que seguirem as mentiras do anticristo, especialmente ao arrogar-se a Deus. Contudo, o Senhor jamais
perderá o controle da história. Tudo está nas mãos de Deus, tanto as forças do maligno (v.11), como o amor perdoador e salvador
dispensado aos arrependidos (v.13).
8
(v.12.13), as três pessoas da Trindade em ação (1Ts 1.1). A obra santificadora do Espírito Santo é realizada em todos os cristãos
sinceros, e não apenas em crentes especiais (1Ts 3.13; 4.3; 1Pe 1.2).
9
rabínicas. Por isso, a “tradição oral”, as orientações verbais e “escritas”, eram transmitidas de geração a geração, com extremo
cuidado e dedicação (1Co 15.3; Mt 15.2).
10
“levantar o abatido (desanimado), por meio de um eficaz encorajamento” (Rm 12.1). O sentido etimológico dessa rica expressão
é “chamar à parte para aconselhar” ou “advogar” (1Jo 2.1), palavra que também se tornou o próprio nome e título do Espírito
Santo, isto é, nosso Advogado (Jo 14.16,26).
Capítulo 3
1
1.5; Lc 22.32). Garante a fé depositada em sua pessoa (v.4; 2Tm 1.12). Dirige (expressão grega literal, usada, também, em Lc 1.79
e, 1Ts 3.11, em nosso coração para amá-lo de forma madura e fiel; habilita-nos a desenvolver uma paciência celestial em meio às
mais difíceis tribulações da vida (1Pe 2.21).
2
militar para indicar a necessidade do cumprimento da sua orientação. Os crentes deveriam cessar sua comunhão com os
cristãos que se entregassem ao ócio (literalmente:
uma forma severa de mostrar que os membros do Corpo devem cumprir fielmente com todas as suas obrigações como filhos de
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5 2 TESSALONICENSES 3
deveis seguir o nosso exemplo, pois não
vivemos de forma ociosa durante o tempo
que estivemos convosco,
8
ninguém; pelo contrário, trabalhávamos
dia e noite com esforço e fadiga, a fi m de
não sermos pesados a nenhum de vós;
9
assegurado, mas por que era nosso
objetivo vos oferecer exemplo em nós
mesmos, a fi m de nos imitardes.
10
vos ordenamos isto: Se alguém não quiser
trabalhar, também não coma.
11
entre vós andam desocupados, sem querer
trabalhar e se intrometendo na vida
particular dos outros.
12
admoestamos por nosso Senhor Jesus
Cristo que, trabalhando em paz, se alimentem
do seu próprio pão.
13
de fazer o bem!
14
orientações, expressas nesta carta, observai-
o atentamente e não tenhais contato
com ele, para que o mesmo se sinta envergonhado;
15
pelo contrário, chamai a atenção dele
como irmão.
Saudações e a bênção apostólica
16
vos dê continuamente a paz em todas
as circunstâncias. O Senhor seja com
todos vós!
17
próprio punho, a qual é um sinal em
todas as minhas epístolas. É dessa forma
que escrevo.
18
seja com todos vós.
Deus e cidadãos. Paulo já havia advertido os tessalonicenses sobre esse problema em sua primeira carta, no entanto, parece que
a situação havia ficado ainda pior (1Ts 4.11,12; 5.14). Paulo dava o exemplo de trabalhar para ganhar a vida, ainda que, como
mestre e apóstolo, tivesse o pleno direito de receber sustento pelo seu ministério (v.9; At 20.33-35; 1Co 9.3-14).
3
Am 7.12). O apóstolo não está ensinando que os cristãos não devam aceitar ofertas, nem dizendo que ele próprio nunca aceitava
hospitalidades, mas sim que não dependia de outras pessoas para obter seu sustento diário e modo de vida (1Ts 2.6-9).
4
5
rebelde de volta ao bom senso da fé em Cristo, ao arrependimento, e a uma vida piedosa em comunhão com os irmãos, como
convém aos filhos de Deus (Mt 18.10-35). A expressão “chamai a atenção” foi usada por Paulo em 1Ts 5.12, onde o mesmo verbo
foi traduzido por “aconselham”.
6
as pessoas (1Ts 5.28).
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